Skip to main content

Dia Noventa e Alguma Coisa - Notas da Quarentena



Sento na varanda de casa.  Espalhados pela mesa estão livros, tintas e pincéis. O silêncio compõe-se do contínuo som da panela de pressão ao fogo, pios de pássaros e ocasionais carros que aceleram motores por trás do alambrado verde que erguemos no lugar da baixa grade de antes. Há planos de uma cerca elétrica. Planos meus de uma cerca elétrica, de que não gosto e a que rejeito, mas fazem parte da ideia de vida segura para nós, para nossas filhas.

Dia noventa e alguma coisa da quarentena de 2020. Será que já passamos de cem? Mais de cinquenta mil mortos foi a informação de ontem, mais de um milhão de casos. Uma grande cidade do país doente, talvez a população de um pequeno país da Europa. Mais de um milhão... Hoje, quatro e três da tarde, certamente mais. Não conheço nem um morto. Alguns casos são parentes de amigos, um ou outro conhecido. 

O sol perpassa as folhas das árvores que não plantei no jardim e aquece meu rosto. Ilumina a mesa e a grama, de maneira irregular, neste pequeno quadrado verde  que nos é respiro.  Pinta quadradinhos menores de verde limão, esmeralda e bandeira. Provoca uma refração nos copos em que molho meus pincéis. Um quase prisma projeta sua luz no meu caderno em que escrevo só. 

Talvez eu corresse demais antes da quarentena. Talvez me sentisse responsável por muitos. O isolamento social forçado não parece ter me feito mal. Não preciso estar em tantos lugares, cumprir tantos compromissos. A vida pode correr mais lenta, embebida de tinta e tempo. Não me desesperaria se fossem só eu e os meus. 

A vida aqui transformou-se da presença para a tela e nos adaptamos. Lembro que havia mais entradas e saídas, momentos para compartilhar, cafés a tomar juntos, abraços.  Percebo o cansaço da voz ao fim dos encontros virtuais do dia, mas nos acostumamos. Dormimos tarde, acordamos cedo por obrigação. Dormimos tarde e acordamos tarde nos fins de semana porque podemos, porque precisamos. Café da manhã é almoço. O almoço é quase janta. 

O dentro não me é um problema. Dentro de mim, encontro infinitos mundos. O fora é que é a questão. O fora é triste, é dor e é desesperança de alcançar um caminho melhor.

De fora, poucas notícias boas. A sombra da morte cobre a periferia das cidades, o rei está louco. O rei sempre foi louco. E burro. O ódio o levou aonde está. Dia desses, Roberto assistia o jornal das nove e sentei-me a seu lado. Nesse dia, a noite foi eterna. Duas horas, três horas, quatro horas da manhã.  Às sete, acordei e às oito comecei o trabalho. Decidi nunca mais ver as notícias à noite. Conheço pessoas que desistiram das notícias. Quem pode julgá-las? 

Encontraram o Queiroz. Tão bem escondido estava essa laranja podre. No quintal do filho do rei mal coroado. Quanta inteligência foi necessária para localizá-lo? Agora foi encontrado. Agora e mais uma vez, o rei está nu. Ah, mas já não há mais espaço para a plebe, rude plebe... Perdeu o bonde e caminha agora de fora. O rei pode até trocar de roupa, pode até ser deposto, mas a plebe perdeu. O trono já tem dono e é só aguardar.  

Dentro, no meu jardim, que é um pequeno quadrado no mundo, uma grande mão rompeu a terra. Ergue-se para o céu. No fim da tarde, é a única que brilha ao sol. Resplandece a luz derradeira, erguendo-se no rumo de Deus, como em eterna súplica: Senhor, tende piedade de nós! 


Comments

Popular posts from this blog

The kind of person who lights candles

  I am the kind of person who lights candles. This is now, not then. it is a recently acquired habit, one that has done me well. I light up candles every day. In the beginning of each class I set up an intention, I focus and I light the candle. I ask myself to be the light, to be the container, not the conduit. I am now the kind of person Who walks barefoot on the grass of my backyard and lets herself shower in the improbable rain of Brasilia in May.  The four elements rest now on my desk making my therapist smile when told about them, making her proud of myself and my journey. I am the kind of person that feels the connection with the elements, and nature and the universe, so new. I am again a newborn being. And it is not the first time, I have once died and it’s no secret. This time, however, I did not have to die. I had only to shed the old skin, the one who served me no more. I am still the kind of person who looks in the mirror and who wonders who this new being is. This new self

No espelho

  Olhei hoje para o espelho e me vi mais serena, me enxerguei com mais leveza. Não que esteja de fato mais leve, eu acho. Ou será que estou? Tenho ainda infinitas incertezas e dúvidas aos milhares, mas a imagem que me olhou de volta do espelho, não me olha com tristeza, dor pânico.     A imagem que vejo nesse espelho é de     calma, no olhar certa paz, talvez de se entender humana, imperfeita e aceitar essa condição.     Aqui, deste lado que estou, me observando no espelho, sinto ainda o coração encolher como se uma mão o quisesse esmagar. Encolhe-se para sobreviver e expande-se em seguida. Ao encolher-se, a respiração dá uma pausa e uma bolha de cristal sobe em refluxo, pausando ali no meio da goela. Assim que pode, o coração retorna a seu pulsar, seu ir e vir. Permanecem ali as dúvidas, as exigências, as demandas, mas também os desejos de só ser, irresponsavelmente ser e atender a cada quimera. Porque a vida é curta! A vida é sopro!    E o outro? Os outros? Todos os outros?  É precis

Sobre os artistas - Para Bruno Sandes

  Créditos da imagem: Jacobs School of Music Marketing and Publicity