Skip to main content

Para dentro é para onde vou




Lavando os copos e as taças de espumante que deixei para depois, os copos e taças da última Oficina que coordenei e repousaram ali no fim de semana. Sábado brindávamos o sentimento bom de criar e compor o mundo, de partilhar e acolher o outro. Domingo votávamos e hoje lavo os copos e taças do sábado. Enquanto lavo, me pergunto, como seguirei um trabalho que pretende abrir caminho para a voz de cada um, a voz única consonante e divergente de cada um em um mundo que só quer ouvir “Sim, senhor!” Será possível por muito tempo continuar construindo o que só pôde ser imaginado após as portas se abrirem?

Lavando os copos e as taças, precisei parar, sentar e aqui colocar para fora o que me vai por dentro triste. Não quero conviver mais com tanta gente, não quero mais saber o que tanta gente pensa. Não era assim que vivíamos antes das redes sociais e não somos obrigados a viver assim. Nos últimos tempos, nos últimos votos, fui apresentada ao que pensa gente demais, gente educada, simpática, gente cristã... Gente, essa mesma gente, que não se importa, que olha o buraco do umbigo e se enfia por lá para justificar todo o horror que apoia, fingindo não apoiar. Gente que vive a vida como torcida de futebol e que só se importa em ganhar, e vira tabuleiro, e esperneia e agride, e aceita toda mentira e ódio que pareça algo que lhe favoreça, mesmo que fira, decepe e mate o filho do seu vizinho.

Lavo os copos e taças do brinde ao que é belo e forte, ao que é a busca por conectar-se, ao estar junto no amor, na dor, e na criação e penso, penso, e sinto, sinto muito. O que quero para mim? O que preciso para mim no momento? Preciso de ninho e calma. Preciso de luz e alma. Na rua, sinto a sombra do ódio que circula disfarçado de normalidade. No que precisar, lá estarei, na rua, no meu trabalho, apoiando os que continuarem buscando crescer, buscando expressão, buscando luz e vida, meu trabalho permanece, continua minha missão. Fora isso, volto-me para dentro, dentro de casa, junto aos meus e ao meu eu mais verdadeiro. Foi muito da minha energia gritando, como o cientista Semmelweiss que gritava pelas ruas de Viena implorando para que lavassem as mãos a aqueles que não enxergavam a possibilidade de infecção e que morriam doentes em suas vidas contaminadas. Semmelweiss morreu em um asilo, considerado um louco. Muito da minha energia se foi, nos últimos tempos, pedindo que enxergassem além e, em uma triste constatação, percebi que mãos ao meu redor foram lavadas de outra maneira, mãos lavadas no sangue do preconceito, da discriminação, do egoísmo e do ódio cego.


Não quero viver envolta no ódio. Não quero nada só para mim. Quero o mundo de alma bela, quero os que amam de verdade e não só da boca para fora. Preciso recarregar minhas energias, preciso me nutrir dentro do amor, me recolherei por tempo indeterminado. Estarei no meu trabalho e na minha casa. Minha casa é também colo e abrigo para quem busca esse amor. De lá não pretendo sair por um tempo, retorno ao meu lar, ao meu casulo, ao meu aconchego.  Pode ser que eu mude, pode ser que repense, pode ser que as baterias se recarreguem mais rápido do que imagino, mas agora o tempo será o tempo que a alma precisar.  Agora volto-me para dentro, observando o caminhar do mundo com pesar, mas ainda com amor. Cuidarei de mim, da minha ferida, cuidarei dos desolados e decepcionados, cuidaremos uns dos outros. Continuarei acreditando e se preciso for, volto à rua, mas por enquanto sou e vivo no interior de mim.

Comments

Popular posts from this blog

The kind of person who lights candles

  I am the kind of person who lights candles. This is now, not then. it is a recently acquired habit, one that has done me well. I light up candles every day. In the beginning of each class I set up an intention, I focus and I light the candle. I ask myself to be the light, to be the container, not the conduit. I am now the kind of person Who walks barefoot on the grass of my backyard and lets herself shower in the improbable rain of Brasilia in May.  The four elements rest now on my desk making my therapist smile when told about them, making her proud of myself and my journey. I am the kind of person that feels the connection with the elements, and nature and the universe, so new. I am again a newborn being. And it is not the first time, I have once died and it’s no secret. This time, however, I did not have to die. I had only to shed the old skin, the one who served me no more. I am still the kind of person who looks in the mirror and who wonders who this new being is. This new self

No espelho

  Olhei hoje para o espelho e me vi mais serena, me enxerguei com mais leveza. Não que esteja de fato mais leve, eu acho. Ou será que estou? Tenho ainda infinitas incertezas e dúvidas aos milhares, mas a imagem que me olhou de volta do espelho, não me olha com tristeza, dor pânico.     A imagem que vejo nesse espelho é de     calma, no olhar certa paz, talvez de se entender humana, imperfeita e aceitar essa condição.     Aqui, deste lado que estou, me observando no espelho, sinto ainda o coração encolher como se uma mão o quisesse esmagar. Encolhe-se para sobreviver e expande-se em seguida. Ao encolher-se, a respiração dá uma pausa e uma bolha de cristal sobe em refluxo, pausando ali no meio da goela. Assim que pode, o coração retorna a seu pulsar, seu ir e vir. Permanecem ali as dúvidas, as exigências, as demandas, mas também os desejos de só ser, irresponsavelmente ser e atender a cada quimera. Porque a vida é curta! A vida é sopro!    E o outro? Os outros? Todos os outros?  É precis

Brigadeiro

Uma panela velhinha, o fundo equilibra-se instável na boca do fogo baixo. As alças foram repostas há vinte, trinta anos... A panela tem mais idade. As alças pretas combinam hoje com as diversas manchas negras de tempo e de uso. Hoje em meio ao isolamento social que ultrapassa os cem dias, eu fiz brigadeiro nessa panela.  A mesma receita que era dela: Uma lata de leite condensado, quatro colheres de chocolate, bem cheias, e duas colheres de manteiga ,tão cheias quanto as outras. Cada volta da colher me levou de novo à ela, a seu sorriso, a seu cantarolar e sua voz me sussurrou, mais uma vez, que o ponto é quando a gente vira a panela e a massa brilhante do doce movimenta-se una e uniforme, deixando aparecer a  que ficou no fundo. “Não raspe a panela! Deixe cair em um prato fundo apenas o que se solta dela.” O que fica, com seus furinhos aerados, é a raspa. É, talvez, como o passado do brigadeiro. A gente pode até degusta-la um pouquinho, voltar a ela, mas ela não segue para a f